Adriano Ribeiro dos Santos

Este levantamento se propôs a avaliar o impacto do LondriNatal sobre o faturamento do comércio local. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de caráter descritivo, realizada por meio de levantamento junto a estabelecimentos comerciais localizados na área de influência do LondriNatal, com o propósito de avaliar o impacto do evento sobre o faturamento do comércio local, identificando se, e em que medida, o LondriNatal contribui para o aumento das vendas no período de sua realização.

A amostragem não probabilística, do tipo intencional por conveniência, com controle mínimo de diversidade por ramo de atividade principal e localização em relação ao LondriNatal buscou assegurar cobertura mínima dos diferentes segmentos e regiões da área de influência do evento, permitindo a descrição de padrões e tendências observados na amostra.

Por se tratar de amostragem não probabilística, os resultados não podem ser generalizados estatisticamente para todo o conjunto de estabelecimentos comerciais da cidade, referindo-se exclusivamente à amostra pesquisada. Ainda assim, fornecem indícios relevantes sobre o comportamento do faturamento no período do LondriNatal, úteis para fins de diagnóstico e planejamento.

Foi utilizado um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados, composto por questões fechadas e itens em escala de avaliação, organizados em blocos que abordam: perfil do estabelecimento, funcionamento durante o período do evento, percepção sobre a variação do faturamento e do fluxo de clientes e avaliação do impacto do LondriNatal sobre o negócio.

Os respondentes foram representantes dos estabelecimentos, adotando-se como critério de abordagem a preferência por proprietários(as), sócios(as) ou gerentes, por constituírem os informantes com maior capacidade de relatar, com consistência, a rotina do negócio e indicadores de desempenho (fluxo, vendas e faturamento) no período analisado. A pesquisa foi aplicada entre os dias 19 e 23 de dezembro de 2025.


Impacto do LondriNatal sobre o faturamento do comércio local.