Nucleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas image
Laboratório de Estudos Econômicos (LEE)

O Laboratório de Estudos Econômicos (LEE) da UTFPR-LD, pertencente ao Curso de Engenharia de Produção, tem por objetivo principal disponibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral um serviço de informação especializada. A proposta do LEE é, coletar, processar, gerenciar e sistematizar bancos de dados econômicos de modo a atender dois propósitos: a) possibilitar ao aluno de engenharia a prática na coleta e análise de dados econômicos pertinentes à comunidade local e b) proporcionar aos agentes tomadores de decisão informações que lhes permitam assertividade baseada em números que retratem a realidade econômica local.

O Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas é a face extensionista do LEE e atua realizando e disponibilizando para a comunidade local, por meio da mídia radiofônica, Televisiva, Impressa e Mídia Eletrônica, levantamentos sistemáticos sobre aspectos da economia local tais como: Nível de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na Industria; Inflação da Cesta Básica em Londrina; Acompanhamento da Evolução do Emprego Formal na RML; Nível de Comprometimento da Renda Familiar; Análise dos Indicadores de Inadimplência; Indicadores da Construção Civil em Londrina, além de pesquisas dedicadas com foco na Valoração Econômica de Recursos Ambientais.

Compõe o Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicada dois grupos de Pesquisa: o ECONOSTAT, com professores e alunos da Universidade Estadual de Londrina - UEL, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, com predominancia na área de Ciências Exatas e da Terra; Probabilidade e Estatística, liderado pelo prof. Dr. Lucas Santana da Cunha e o NuPEA, com professores e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, do Departamento de Engenharia de Produção, com predominância na área de Ciências Sociais Aplicadas; Economia, liderado pelo prof. Dr. Marcos Rambalducci.

Ambos os Grupos de Pesquisa são certificados pelas suas respectivas instituições ECONOSTAR pode ser visitado pelo endereço http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/622846 e o NuPEA pelo endereço dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5540152209007316

O Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas é reconhecido como PROGRAMA DE EXTENSÃO pela Resolução 08/2019, de 11 de setembro de 2019 pelo CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, SEI/UTFPR - 1053230.

Como veículos de divulgação permanente, o NuPEA conta com sua página na internet, acessada pelo link www.nupea.org; coluna semanal na Folha de Londrina, com o título Economia Nossa de Cada Dia, e a coluna semanal na Rádio Universidade FM, com o título Economia Para Todos.

                                         EQUIPE


Coordenador Geral
Prof. Dr. Marcos J. G. Rambalducci

Coordenador Adjunto
Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha



Supervisor de Pesquisas
Adriano Ribeiro dos Santos



Pesquisadores

Fabio Mendonça do Nascimento
Thiago Augusto Alves da Silva
Jonatan da Silva Leite

Victor Izar Gonçalves

Leandra Bruna Dandolini da Silva
Willian Mesquita Gasques
Camilla Lie Kataoka
Tarcizio Passos de Oliveira



Pesquisador externo
Eng. Prod. Barbara R. Feltrin