outubro de 2023

O número de consumidores que não conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas no mês de outubro deste ano subiu em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Os dados do mês de outubro mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos junto ao comércio de Londrina e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes foi 18,3 % maior na comparação com o mesmo mês do ano passado. Quando analisados os 10 meses do deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, o contingente de consumidores negativados apresenta alta de 2,9%.

Já do lado daqueles consumidores que estavam negativados e conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas houve aumento de 11% na comparação com outubro do ano passado. Com este resultado, ao longo dos 10 meses deste ano, houve um aumento de 6,4% na quantidade de consumidores que conseguiram sair da condição de ‘restrição de crédito’, em comparação com o mesmo período de 2022.

Como na totalização, as exclusões têm sido em percentual maior que as inclusões, a base de clientes com condições de tomar crédito é superior àquela de 2022, mas os resultados mostram que ainda é bastante delicada a situação de inadimplência na cidade de Londrina.