Janeiro de 2024

O ano de 2024 começa com elevação na quantidade de consumidores inadimplentes, uma vez que o número daqueles que deixaram de pagar alguma prestação e tiveram seu nome negativado foi 43% maior que daqueles que conseguiram ‘limpar’ o nome. 

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Os dados do mês de janeiro mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos na data de vencimento e tiveram seu nome incluído no cadastro de inadimplentes apresentou crescimento de 26% na comparação com o mesmo mês de 2023.

Já no quesito de consumidores que conseguiram limpar o nome e deixar o cadastro de negativados foi 23% maior que na comparação com janeiro do ano passado. Apesar deste aumento no número de consumidores que conseguiram deixar o cadastro de restritos, o número absoluto de consumidores negativados apresentou elevação já que foi inferior ao número dos que passaram a compor esta lista de inadimplentes.

O Programa ‘Desenrola Brasil’ do governo federal, não tem se mostrado eficiente para alcançar os consumidores inadimplentes do comércio varejista. Uma ampliação do programa precisaria trazer formas de inclusão destes devedores, mas certamente, será a recuperação econômica e a geração de empregos que permitirá uma queda no nível de inadimplência, tanto em Londrina quanto no país.