Fevereiro de 2024

O resultado do acompanhamento da base de inadimplentes mostrou que houve uma evolução grande na quantidade de ‘negativados’ que conseguiram pagar ou negociar suas dívidas e desta forma houve aumento expressivo no número de consumidores com capacidade de tomar crédito.


O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Os dados do mês de fevereiro mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos na data de vencimento e tiveram seu nome incluído no cadastro de inadimplentes apresentou pequeno crescimento de 1,5% na comparação com o mesmo mês de 2023.

Por outro lado, os consumidores que conseguiram limpar o nome e deixar o cadastro de negativados apresentou aumento de 31% na comparação com fevereiro do ano passado, lembrando que no mês de janeiro este número já havia sido positivo em 23%. Com este resultado, o mês de fevereiro resultou em uma evolução significativa na quantidade de consumidores que passaram a ter novamente acesso a crédito, ótima notícia para o mercado varejista local.

Muito deste movimento atípico foi impulsionado especialmente pelos recebíveis dos trabalhadores temporários ao final de seus contratos, que lhes permitiu renda suficiente para fazer frente àquelas dívidas que estavam com pagamentos atrasados. Isto mostra que a redução da inadimplência, passa necessariamente pelo crescimento econômico  e consequente geração de postos de trabalho.