dezembro de 2023

O número de consumidores que conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas no mês de dezembro foi menor do que no mesmo mês do ano passado e  a quantidade de novos entrantes foi maior. Considerando o resultado do ano, diminuiu a base de clientes com capacidade de tomar crédito.

 

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Os dados do mês de dezembro mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos junto ao comércio de Londrina e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes foi 14,5% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado. Por sua vez, os dados que representam os consumidores que estavam negativados e conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas apresentaram significativa redução de 36% na comparação com dezembro do ano passado, ou seja, mais entrantes e menos saintes da base do SPC.

Quando os números são analisados considerando os 12 meses do ano, a quantidade de consumidores que tiveram seu nome incluído no sistema de proteção ao crédito foi 5,7% maior que em 2022, no entanto a quantidade de consumidores que estando negativados, conseguiram limpar o nome foi maior em 1% na mesma comparação.

Ao final da contabilização, o percentual de consumidores londrinenses inadimplentes subiu em 5,1% entre o final de 2022 e o final de 2023, refletindo a situação ainda bastante deteriorada das finanças familiares. Somente uma vigorosa reação no crescimento econômico será capaz de reverter este panorama para 2024.