agosto 2023

O percentual de consumidores que conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas no mês de agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior foi bastante significativo, mas veio acompanhado de igual quantidade percentual de consumidores sendo negativados

 

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Os dados do mês de agosto mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos junto ao comércio de Londrina e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes foi 17% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação dos primeiros 8 meses deste ano com igual período do ano passado o contingente de consumidores negativados apresentou alta de 1,4%

O mesmo percentual de 17% foi verificado do lado dos que conseguiram renegociar suas dívidas e deixar a base de negativados. O resultado do ano mostra que 6% mais consumidores tem deixado a lista de inadimplentes.

Como as exclusões têm sido em percentual maior que as inclusões, a base de clientes com condições de tomar crédito subiu em 1.055 consumidores desde janeiro deste ano. Desde 2017, este é o primeiro ano em que se verifica redução na base de consumidores com restrição.

Com a aceleração da recuperação econômica e a entrada na terceira etapa do programa Desenrola no final de setembro, que contemplará devedores com renda mensal de até dois salários-mínimos e cujas dívidas não ultrapassem o valor de R$ 5.000,00, poderá haver uma redução ainda mais consistente na base de clientes negativados.