28 de agosto de 2023

2023/08/28

Olá, meus caros. Hoje falo um pouco sobre uma ferramenta que ajuda sobremaneira no controle da inflação – o ganho de produtividade. A inflação é resultado de desequilíbrio entre o dinheiro disponível para consumo e a quantidade de bens e serviços disponibilizados.

Este desequilíbrio pode ser real ou fruto de expectativas futuras, bem como pode ser resultado de choques de oferta que é quando o desequilíbrio se dá na oferta de matérias primas, ou de demanda, quando o desequilíbrio se dá no consumo final. Em outras palavras – excesso de dinheiro ou falta de produtos vai levar ao aumento da inflação.

O Banco Central busca, com os instrumentos que tem, reequilibrar esta balança pelo lado monetário, retirando dinheiro do mercado e reduzindo a pressão sobre os preços. Mas é preciso trabalhar também o outro lado da balança, o da oferta de bens e serviços e isto se faz com aumento da produtividade.   

Impedir o aparecimento da inflação é fundamental para garantir nossa qualidade de vida, pois veja que quando os preços dos bens e serviços aumentam, é necessário dispender mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de coisas, levando a redução no padrão de vida das pessoas.

E quando as pessoas deixam de comprar, o setor produtivo tem que se ajustar a uma demanda menor, e o faz reduzindo funcionários e adquirindo menos insumos, criando um círculo que se retroalimenta negativamente.

O Banco Central, com os instrumentos de política monetária de que dispõe, retira dinheiro do mercado para reduzir a demanda, tanto do setor produtivo (inibindo investimentos e reduzindo o potencial de demanda de insumos), quanto no consumo final (inibindo ou represando gastos)

Desta forma é que o BC opera em um dos lados da balança a fim de compatibilizar a quantidade de dinheiro disponível em relação a oferta de bens e serviços. Esse é o papel dele. Mas é preciso atuar também no outro prato desta balança – o aumento da oferta de bens e serviços.

No entanto, parece ou deveria parecer óbvio para todos que a oferta de mais bens e serviços exigirá mais demanda de insumos que, em última análise, exercerá pressão sobre os preços levando ao descontrole da inflação novamente. Então como aumentar a produção sem provocar o aumento no preço dos insumos que fatalmente levará ao encarecimento dos produtos ao consumidor final?

Produzir mais sem causar pressões inflacionárias significa aumentar a oferta utilizando a mesma quantidade de recursos ou ainda, produzir o mesmo com menos recursos. Isso implica em tornar o trabalho mais eficiente e eficaz.

Se formos capazes de aumentar a oferta com a mesma quantidade de insumos, lá na ponta do consumo veremos a redução nos preços. Enquanto o simples aumento da produção exige aumento proporcional de insumos e pressiona a inflação, o aumento na produtividade coloca mais produtos à disposição do mercado sem a mesma equivalência na demanda de insumos.

Em vez de corrigir o desequilíbrio inibindo o consumo, o aumento da produtividade atua no outro lado da balança, elevando a oferta sem exigir aumento proporcional na utilização de insumos. 

Para obter aumento de produtividade é preciso investir na educação e treinamento para os trabalhadores, automatizar processos, eliminar desperdícios e ineficiências e modernizar a planta produtiva. Esta é a receita para o aumento de produtividade.

Em vez de ataques ao Banco Central, uma política pública focada no incentivo ao aumento da produtividade, levará efetivamente a um controle inflacionários sustentável. E o empresariado também precisa abraçar esta causa e se dar conta que investir na produtividade é muito mais que investir na produção. Que o Banco Central cumpra seu papel e governo e setor produtivo, cada vez mais, se engajem no seu. 

Pensa nisso, te vejo na próxima coluna e até la se cuida.


Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.