11 de março de 2024

Olá, meus caros. Na coluna passada apresentei alguns dados quanto ao nível de endividamento da família londrinense e algumas dicas que poderiam ajudar aquelas pessoas que estão com sua situação financeira comprometida a reequilibrarem suas finanças. Uma das dicas, a de gerar excedentes, ou seja, de aumentar sua renda, parece ser a de mais difícil execução. Então decidi na coluna de hoje falar de uma possibilidade que precisa ser melhor aproveitada - a de participar das licitações da prefeitura de Londrina.

Se você pensa que esta possibilidade está distante de sua realidade, vou mostrar como você como se tornar um fornecedor  para a prefeitura, sendo um Micro Empreendedor Individual (MEI) ou uma Micro Empresa (ME). Começo falando então do que é o programa Compra Londrina.

O ‘Compra Londrina’ é um programa municipal, proposto por várias entidades na cidade (entre elas, SEBRAI, ACIL e Observatório de Gestão Pública) e oficializado em 2012, com o propósito de incentivar as empresas locais, especialmente as micro e pequenas, a participarem das licitações públicas.

Mas foi com o decreto municipal 753/17, que ditou o regramento do programa, que ele ganha tração e, com uma estratégia deliberada de treinamento das micro e pequenas empresas nos procedimentos licitatórios, 237 empresas sediadas em Londrina, sendo 209 micro e pequenas, ganharam o certame em 2023, em um volume de compras que totalizou R$ 131 milhões.

Claro está que empresas locais como fornecedoras do município, geram empregos locais, tem comprometimento maior, recolhem aqui seus impostos, compram daqui grande parte de seus insumos, e tornam-se competitivas para ganhar licitações fora, o que resulta em mais renda carreada para cá. O efeito multiplicador dos gastos trabalha em prol da cidade.

E como você pode aproveitar esta oportunidade? O primeiro passo é você entrar no site www.compralondrina.com.br, vou deixar o link na página da rádio, e entre me licitações vendo naquilo que você poderia ser fornecedor. Há demandas para pintura de unidades de saúde e escola, corte de grama e serviços de roçagem, serviços de plotagem, manutenção e instalação de ar condicionado, pulseirinhas de identificação para pacientes internados, locação de tendas, limpeza de terrenos. Enfim uma infinidade de atividades próprias para serem atendidas por empresas com um ou dois funcionários até serviços que vão exigir equipes maiores.

Você identificando alguma possibilidade da qual possa e queira participar o próximo passo é se tornar um MEI, e cadastrar sua empresa no site da prefeitura. Mesmo que você não acompanhe a abertura de novas licitações, eles te ligam para que você participe do certame.

O terceiro passo é participar dos treinamentos oferecidos pela própria prefeitura para aprender a como participar dos pregões. Eles te darão toda a orientação necessária, ensinando o passo a passo de como proceder, de quais documentos precisará e como acessar ao site para registrar seus interesses.

Comece ou impulsione sua empresa tendo a prefeitura de Londrina como seu cliente. Faz todo o sentido e você poderá se mirar em vários exemplos de pessoas que estavam em situação financeira crítica mas tiveram neste programa a chance de mudar radicalmente sua condição.

Pensa nisso, te vejo na próxima coluna e até lá se cuida.


Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.