04 de março de 2024

2024/03/04

Olá, meus caros. Os dados do Sistema de Proteção ao Crédito, divulgados hoje pela ACIL, mostram um consumidor preocupado em limpar seu nome e recuperar sua condição de tomador de crédito. Janeiro apresentou elevação de 23% no número de consumidores que deixaram o cadastro de negativados na comparação com o mesmo mês de ano passado e em fevereiro este percentual foi ainda maior com 31% mais consumidores conseguindo limpar o nome em relação a fevereiro do ano passado.

Muito deste movimento atípico foi impulsionado especialmente pelos recebíveis dos trabalhadores temporários ao final de seus contratos, que lhes permitiu renda suficiente para fazer frente àquelas dívidas que estavam com pagamentos atrasados. Mas e você como estão suas contas? Reservei esta primeira coluna do ano para deixar algumas dicas a você que está com contas em atraso.

O primeiro passo para sair de um processo de endividamento é a Organização:

Anote todas as suas dívidas: Faça uma lista de todas as suas contas atrasadas, incluindo o valor total, a taxa de juros, a data de vencimento e o nome do credor.

Agora Registre todas as suas receitas (seu salário, comissões, e qualquer fonte de renda que tenha) e despesas (Aluguel, agua luz, despesas de mercado, transporte, e tudo o que leva teu dinheiro). Assim você terá uma visão clara da sua situação financeira. A diferença entre seus ganhos e suas despesas é que será utilizado para pagar as contas atrasadas. Mas pode ser que não sobre nada e pior, que os gastos sejam superiores aos ganhos.

Então agora é hora do segundo passo: Gerar excedentes. Estude formas de cortar gastos que te permitam aumentar a quantia que você pode destinar para o pagamento das suas dívidas e procure maneiras de aumentar sua renda, como um trabalho extra ou a venda de bens que você não usa mais ou de que possa dispor no momento.

O terceiro passa é Priorizar suas dívidas: Determine quais dívidas você deve pagar primeiro, geralmente as com as maiores taxas de juros Cartão de crédito e cheque especial e contate seus credores para negociar a redução do valor da dívida, a taxa de juros ou o prazo de pagamento. Para as dívidas bancárias utilize o Programa Desenrola Brasil. Para as dívidas no comercio varejista, contate diretamente a Loja.

O quarto passo é a Disciplina: Tenha cuidado para não contrair novas dívidas enquanto você ainda está pagando as antigas. Seja paciente: Pagar dívidas leva tempo e disciplina. Não desista se você não conseguir pagar tudo de uma vez.

A organização, aumento da renda, e priorização de dívidas e muita disciplina são o segredo para sair de um processo de endividamento, que nos tira o sossego e a alegria da vida.

Pensa nisso, te vejo na próxima coluna e até lá se cuida.


Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.