O índice de inadimplência é uma métrica financeira que indica a proporção das dívidas que não foram pagas, em relação ao total de vendas feitas ou o crédito concedido pelas empresas. 

Quanto mais elevado for esse indicador, pior estará a situação em relação à inadimplência e isso tem implicações em toda a cadeia produtiva, mas é aflitivo especialmente ao devedor.

Embora ainda apresente elevada inadimplência, o consumidor londrinense está conseguindo equacionar suas dívidas, revela os dados do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL

A PEIC da CNC ...

Pesquisa Mensal da A Confederação Nacional do Comércio realiza mensalmente a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), por meio amostral, coletando os dados em todas as capitais e no DF.

... mostra um PR menos inadimplente ... 

A pesquisa do mês de agosto revela que no Paraná 18,1 % das famílias tem conta em atraso, sendo que este percentual é maior para as famílias com renda de até 10 salários-mínimos (19,4%) contra 11,9% para rendas superiores.   

... que a média nacional.

Em âmbito nacional a situação é mais grave com 30% das famílias com dívidas em atraso sendo que nas famílias de menor renda o atraso atinge 33,4% enquanto famílias com renda superior a 10 salários o percentual é de 14,5%.

Panorama do SERASA...

O Mapa da Inadimplência do Serasa, aponta que em julho eram 71,4 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil, com dívida média de R$ 4.924,00, com o cartão de crédito representando 29,5% delas, seguido de contas básicas como água e luz com 24% e dívidas junto ao setor bancário outros 15,3%.

... aponta piora.

Quando comparado a janeiro, o número de inadimplentes subiu em 1,4 milhões de pessoas e o valor médio das dívidas também sofreu alta de quase 7% fazendo que o total das dívidas evoluísse de R$ 323 bilhões para 352 bilhões.

Já os indicadores de Londrina ...

O Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, mensalmente faz a análise do comportamento do consumidor varejista.

... com base em entrantes e saintes...

O SPC utiliza essencialmente dois indicadores: a) consumidores que são incluídos na restrição ao crédito “negativados” e b) consumidores que recuperaram acesso a crédito “desnegativados”, sempre comparando com o mesmo período do ano anterior.

... apresenta recuperação ...

De janeiro a agosto o percentual de consumidores que entraram no cadastro de inadimplentes foi 1,4% maior que no mesmo período do ano passado. No entanto, a quantidade de consumidores que ‘limparam’ o nome foi bem maior e aumentou em 6% na mesma comparação.

... não vista antes.

Esta foi a primeira vez desde 2017 que a base de consumidores com potencial de tomar crédito subiu, com saintes do sistema sendo superior ao número de entrantes em 1.055 consumidores, na comparação com a base de janeiro.

Uma cidade que retoma sua normalidade ...

Esta dinâmica tem relação muito maior com a recuperação econômica da cidade do que com o programa ‘desenrola’, visto que ele será oferecido como possibilidade de renegociação de dívidas somente ao final deste mês.

... e abre novas oportunidades.

Caso tal recuperação venha a se consolidar nos próximos meses, Londrina terá um final de ano muito mais positivo e abrindo mais oportunidades para a criação de emprego e renda.


Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.