Dados do mês mostram queda sensível nas negativações e aumento nas exclusões de restrição sinalizando a preocupação do consumidor chegar ao final do ano com capacidade de tomar crédito.
O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.
O resultado de setembro mostra que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes caiu 23% em relação ao mês do ano passado. Quando a comparação leva em consideração os 3 trimestres de cada ano, 2024 ainda mostra um acréscimo de 13,8% no número de consumidores que tiveram o nome incluído na condição de negativados, mas agora com uma possibilidade de reversão deste quadro.
Por outro lado, a quantidade de consumidores que conseguiram regularizar sua situação e tiveram seu nome retirado do cadastro de negativados foi maior em 19,8% neste mês de setembro em relação a setembro de 2023. No acumulado do ano, a quantidade de consumidores que conseguiram limpar o nome é 19,27% maior que no mesmo período do ano passado.
Estes dois movimentos – redução no número de consumidores incluídos na base de negativados que deixaram a condição de ‘restrição ao crédito’, aumentou em 2,4% a base de consumidores londrinenses com capacidade de tomar crédito no mercado varejista de Londrina.