novembro de 2023

O número de consumidores que conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas no mês de novembro foi menor do que daqueles que deixaram de pagar suas contas e foram incluídos no cadastro de negativados.

 

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Os dados do mês de novembro mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos junto ao comércio de Londrina e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes foi 27,5% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado. Quando analisados os 11 meses do deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, o contingente de consumidores negativados apresenta alta de 5,13%.

Por sua vez, os dados que representam os consumidores que estavam negativados e conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas apresentaram aumento de 19% na comparação com novembro do ano passado. Com este resultado, ao longo dos 11 meses deste ano, 8%  mais de consumidores conseguiram sair da condição de ‘restrição de crédito’, em comparação com o mesmo período de 2022.

Com este resultado, o mês de dezembro começa com praticamente a mesma quantidade de consumidores com restrição ao crédito que havia em dezembro de 2022. Levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa Econômicas Aplicadas da UTFPR (NuPEA), na última semana de novembro já apontava para esta possibilidade mostrando que 74,5% das famílias londrinenses estão com dívidas, número muito semelhante a 2022 quando a pesquisa apurou que 73,2% das famílias apresentavam comprometimento de renda.