junho de 2023

Os números da inadimplência em Londrina apontam que o percentual de consumidores que conseguiram limpar o nome foi maior que dos consumidores que tiveram o nome incluído no cadastro de negativados.

 

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Os dados do mês de junho mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos junto ao comércio de Londrina e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes foi 11% superior na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Mas quando consolidados os dados do primeiro semestre, o aumento de inadimplentes foi somente 1% maior na comparação com o 1º semestre de 2022. É um número relativamente pequeno tendo em vista o aumento expressivo da inadimplência em nível nacional.

E do lado das exclusões, estas foram 19% maiores que a quantidade de clientes que conseguiram limpar o nome em junho do ano passado. Considerando o resultado deste o início do ano, o contingente de consumidores que conseguiram deixar o cadastro de negativados está em 2% maior que no mesmo período do ano passado.

A geração de emprego formal na cidade de londrina, que nos 5 primeiros meses do ano trouxe saldo positivo de 4.007, segundo o CAGED - Cadastro de Empregados e Desempregados, somado a queda nos índices de inflação, podem ser a explicação para esta melhora no quadro de inadimplência monitorado pela ACIL.