julho de 2023

O percentual de consumidores que conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas no mês de julho na comparação com o mesmo mês do ano anterior apresentou o melhor resultado de toda série histórica iniciada em 2014, além disso, caiu o número daqueles que foram incluídos na lista de restrição ao crédito.

 

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Os dados do mês de julho mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos junto ao comércio de Londrina e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes foi 7% menor na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Considerando os sete primeiros meses do ano, o percentual de consumidores negativados está 0,5% menor que em mesmo período do ano passado.  Se na comparação o percentual não é expressivo, ao menos denota uma mudança de tendência da inadimplência.

Já do lado das exclusões, estas foram 22% maiores que a quantidade de clientes que conseguiram limpar o nome em julho do ano passado. Considerando o resultado deste o início do ano, o contingente de consumidores que conseguiram deixar o cadastro de negativados está 4% maior que no mesmo período do ano passado.

Este percentual de elevação na quantidade de consumidores que conseguiram deixar o cadastro de negativados ainda não é reflexo do programa de negociações aberto pelo Governo Federal, pois que este somente terá início em setembro para o comercio varejista, portanto, trata-se mais de uma recuperação de renda do consumidor do que de campanhas voltadas a facilitar a negociação de débitos.