janeiro de 2023

O ano de 2023 começa com redução no número de consumidores negativados e aumento daqueles que conseguem limpar o nome, na comparação com janeiro do ano passado, reflexo ainda da renda gerada em função do final de ano 


O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Os dados do mês de janeiro mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos na data de vencimento e tiveram seu nome incluído no cadastro de inadimplentes apresentou redução de 13% na comparação com o mesmo mês de 2022. É o segundo mês consecutivo que este número apresenta redução.

Também no quesito de consumidores que conseguiram limpar o nome, os números são positivos. Foram 8% mais consumidores que conseguiram sair do cadastro de negativados, pagando ou renegociando seus débitos. Este é o terceiro mês consecutivo que este indicador fica no azul.

Este resultado positivo em relação aos consumidores que conseguiram limpar o nome é reflexo direto dos empregos criados na cidade de londrina, especialmente do emprego formal que resultou em aumento da massa de trabalhadores com possibilidade de receberem o 13} e quitarem os débitos pendentes. À despeito da queda no indicador de empregos formais criados na cidade em janeiro, a renda maior obtida em decorrência do movimento de final de ano permitiu ao consumidor tem uma performance melhor em relação a seus débitos.