Os dados do mês de dezembro apontam aumento recorde na quantidade de consumidores que conseguem pagar suas dívidas e sair do cadastro de inadimplência e queda na quantidade de incluídos na comparação com 2021.
O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, trabalha com dois índices: a) consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que aqueles que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de consumidores inadimplentes, e b) consumidores saintes (recuperaram acesso a crédito), que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de ‘restrição ao crédito’, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.
Os dados do mês de dezembro mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos na data de vencimento e tiveram seu nome incluído no cadastro de inadimplentes apresentou redução de 6% na comparação com o mesmo mês de 2021, lembrando que este dado vinha subindo nos últimos 4 meses. No entanto, quando considerados os 12 meses de 2022, a quantidade de consumidores que tiveram seu nome incluído no cadastro de negativados apresentou elevação de 13%.
Por outro lado, a quantidade de consumidores que estavam negativados e conseguiram pagar ou renegociar suas dívidas, bateu recorde neste mês de dezembro com praticamente o dobro de consumidores que conseguiram limpar o nome. Na comparação com dezembro de 2021 92% a mais de consumidores resgataram ou renegociaram suas dívidas junto aos credores. É o maior número para um mês desde dezembro de 2019. Em termos anualizados o número de pessoas que conseguiram limpar o nome subiu 16% na comparação com 2021.
Este resultado positivo em relação aos consumidores que conseguiram limpar o nome é reflexo direto dos empregos criados na cidade de londrina, especialmente do emprego formal que resultou em aumento da massa de trabalhadores com possibilidade de receberem o 13 e quitarem os débitos pendentes.