27 de setembro de 2021


27 de setembro de 2021

27-09-2021_-_ECONOMIA_PARA_TODOS

Olá meus caros.  Creio não ser novidade para ninguém que a administração Pública junto com a sociedade civil organizada, sob a condução da empresa Macroplan está elaborando o Plano Estratégico que define as diretrizes para o desenvolvimento da Londrina que queremos para os próximos 20 anos. Mas nosso cotidiano por vezes nos absorve de tal maneira que acabamos por deixar coisas importantes para traz. Então faço aqui um apanhado daquilo que já está pronto para te deixar a par do  processo e os próximos encaminhamentos.

Vale relembrar que o MasterPlan - Londrina 2040 foi lançado em outubro do ano passado quando da assinatura da ordem de serviço que autorizava a elaboração e implantação do Planejamento Estratégico para o Município, para as próximas duas décadas, pela Macroplan, empresa vencedora da licitação. 

Este Plano Estratégico conterá direcionadores que vão orientar a implantação de projetos nas mais diversas áreas, com foco naquilo que a sociedade definir como seus pilares de desenvolvimento.

E a proposição que sintetiza a visão da cidade que queremos, foi definida  à partir das várias oficinas realizadas com representantes de toda a sociedade e ficou explicitada na seguinte frase: Queremos uma Londrina inovadora, sustentável e com vida de qualidade.

Para não ser somente um jogo de palavras é preciso definir os termos. Por cidade inovadora entenda-se: uma cidade criativa e inteligente em todas as áreas, tecnologicamente avançada e com ambiente de negócios favorável à inovação e criatividade.

Sustentável porque queremos uma cidade economicamente dinâmica, com oportunidades iguais para todos e com suas riquezas ambientais preservadas e valorizadas.

E com vida de qualidade. Uma cidade humana, que provê acesso universal à educação, saúde, cultura e lazer, preserva a diversidade e a vida em comunidade, oferta trabalho e renda e promove segurança e bem estar em todas as fases da vida e para todos os extratos da sociedade.

Para alcançar tal propósito, desenhado nesta visão de futuro, ela foi dividida em 6 grandes blocos assim definidos:  a) inovadora e criativa; b) planejada e sustentável; c) dinâmica e conectada; d) saudável e pacífica; e) protagonista e eficiente; e f) educadora e inclusiva.

Cada um destes temas foi estudado em conjunto com a sociedade e deu origem a 84 projetos estratégicos, dos quais 10 deles foram selecionados para um maior detalhamento dos quais destaco três.

Plano de Industrialização de Londrina; Revitalização e Proteção de Parques e Áreas Verdes; e Criação de um Núcleo Integrado de Segurança Pública.

Pincei estes somente para chamar sua atenção da dimensão e impactos que resultarão do que for definido nas oficinas.

Estas oficinas, reunindo especialistas de cada área, tomados de dentro de nossa sociedade, acontecerão a partir desta semana e tem por objetivo pormenorizar os procedimentos que permitam alcançar os objetivos propostos.

Mas o sucesso do MasterPlan Londrina 2040 exige o esforço coordenado de planejamento e o desenvolvimento de ações integradas entre os mais diversos setores econômicos e grupos sociais.

E todos nós podemos e devemos participar desta construção. Acesse o link 2040.londrina.pr.gov.br, onde encontrará toda a documentação do que já foi construído e a forma de dar sua contribuição.

Não deixe que outros definam o que é importante para você.

Pensa nisso. Nos vemos na próxima coluna e até lá, se cuida.