27 de julho 2020


27 de julho 2020

Olá meus caros. Como já sabem, neste espaço discutimos e procuramos trazer entendimento a situações econômicas de nosso cotidiano, que nos afeta, mas que, no mais das vezes acabamos não dando muita importância.

A ideia é de abordar de forma clara e simples algum tema do momento, que seja importante, relevante e que nos afete. Mas esta coluna é feita com sua participação. Mande um e-mail para nós no economiapratodos@nupea.org e escreva sobre o que você gostaria de ver comentado aqui. 

Na coluna passada falei um pouco acerca da caderneta de poupança e que ela se presta para acumular reservas para emergência mas não é uma aplicação adequada como investimento. Hoje vamos falar um pouco sobre os resultados da Sondagem realizada junto a Industria Eletro Metal Mecânica de Londrina levada a cabo mensalmente pelo Nucleo de Pesquisa Econômicas Aplicadas em parceria com o Sindimetal Norte e como ela mostra que a cidade pode retomar uma normalidade econômica mais rapidamente do que parecia possível. Vamos comparar também os resultados de Londrina com a média nacional cuja sondagem é realizada pela Confederação Nacional da Industria.

Essa sondagem junto a Industria busca identificar qual está sendo o nivel de Utilização da Capacidade Instalada em termos percentuais. Este é um índice que mede o nível de atividade da indústria e é obtido pela relação entre o volume efetivamente produzido pela indústria (ou unidade industrial) e o que poderia ser produzido - se o equipamento estivesse operando a plena capacidade. Em outras palavras, se estou produzindo 70 unidades mas poderia produzir 100 unidades, estou trabalhando a 70% de minha capacidade. Simples assim.

Mas esta sondagem também busca informações sobre os estoques atuais de produtos acabados em relação ao mês anterior e ao que estava planejado e também compara a quantidade produzida no mês em relação ao mês anterior e ao mesmo mês do ano passado. Por fim questiona também sobre o numero de funcionários que a empresa tem neste mês em comparação com o mês passado. Para estas questões o respondente não atribui um percentual mas sim dá uma pontuação que oscila entre 0 e 100 pontos, onde 50 pontos significa que está na mesma situação. Resultados acima de 50 pontos indicam níveis maiores na comparação e abaixo de 50 pontos, níveis menores na comparação.   

Você pode estar se perguntando? Mas por que isso é importante? Bom isso é importante porque se a indústria está trabalhando muito abaixo de seu potencial significa que, primeiro: os custos de produção estão sendo maiores porque equipamento ocioso significa custo já que o empresario investiu capital na sua aquisição e precisa mantê-lo em ordem, mas ele não está produzindo nada. Segundo: significa que a indústria não está precisando de mão de obra e se a ocupação da capacidade instalada estiver menos que a do mês anterior provavelmente o empresário estará demitindo empregados e terceiro: sem produção significa queda na arrecadação de impostos, comprometendo a capacidade de município, estado e união honrar com suas despesas.

Dito isso, fica claro que este é um indicador chave da economia e afeta a todos nós. Então, quando queremos entender melhor a realidade econômica do momento e tentar prever o futuro próximo ter um olhar atento para o Nível de Utilização da Capacidade Instalada é de muita ajuda. 

E a quantas andamos? Bem, iniciamos o ano com uma ocupação da planta produtiva aqui em Londrina de 76% em janeiro, subimos para 79% em fevereiro o que indicava um ciclo ascendente na economia.  Mas veio a pandemia e o Nivel de Utilização caiu para 64% em março e 52% em abril. Na média nacional foi pior ainda. Em março caiu para 58% e em abril para 49%.

Só para entendermos a relação entre nível de Utilização da Planta e a oferta de empregos, em janeiro a contratação de mão-de-obra formal na indústria foi positiva em 133 postos de trabalho, em fevereiro 102, em março quando o indicador começou a cair foram desligados 134 empregados e em abril 693 pessoas perderam o emprego na indústria de Londrina.

No mês de maio começou um ciclo de recuperação tanto em nível local quanto nacional. Em Londrina o Nivel de Utilização da Industria subiu para 75% em maio e chegou a 80% de junho, enquanto na média brasileira subiu para 55 e 62%.

Os empregos reagiram? Ainda não. Isso porque um grande contingente de trabalhadores da indústria estavam com os contratos suspensos ou com carga horária reduzida. Agora foram chamados novamente ao trabalho e a medida que essa mão-de-obra vai sendo ocupada, teremos sim, aumento na oferta de postos de trabalho.

Na quarta-feira saem os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e, certamente o numero de postos de trabalho com carteira deve trazer indicadores bem mais positivos para Londrina.

 Então, um dado que poderia não te chamar a atenção antes, agora passa a ter um significado relevante, não?

  

Pensa nisso.

Te vejo na próxima coluna e até lá, se cuida.