25-04-22_-_ECONOMIA_PARA_TODOS
Olá meus caros. A Caixa Econômica Federal deu inicio ao pagamento nesta última quarta-feira, dia 20 ao novo saque do FGTS de até R$ 1 mil reais - o chamado ‘Saque Extraordinário’, começando pelos nascidos em janeiro e se estendendo até 15 de junho, quando são contemplados os nascidos em dezembro.
No Brasil serão aproximadamente 30 bilhões de reais para 40 milhões de trabalhadores com conta de FGTS, o que significa uma média de saque no valor de R$ 750,00. Em Londrina serão aproximadamente 150.000 trabalhadores que terão acesso a este saque, o que monta a um total aproximado de 112 milhões de reais.
Mas teremos também à antecipação da 1ª parcela do 13º salário aos aposentados que será paga entre 25 de abril e 06 de maio e a 2ª parcela entre 25 de maio e 7 de junho, o eu representa outros 170 milhões, considerando que são próximo a 110 mil aposentados e pensionista que em média recebem 1.550,00.
Então, considerando que a maioria das pessoas que recebe aposentadoria não estão na condição de empregados com carteira assinada é possível estimar que estes dois benefícios atinjam algo em torno de 250.000 pessoas aqui em Londrina, ou seja, de cada 10 habitantes pelo menos 4 receberão um destes benefícios, e que totalizará a injeção de 282 milhões de reais em nossa economia nestes próximos dois meses.
Claro. Cada um é dono do seu dinheiro, mas se pudesse dar uma dica diria que utilize estes recursos para o pagamento de contas, especialmente aquelas que ficaram para trás. Segundo pesquisa trimestral do NuPea, em Londrina são 134 mil famílias com parte da renda comprometida sendo que 35 mil delas tem pelo menos uma conta em atraso e 7.400 famílias tem pelo menos uma pessoa na condição de inadimplente.
Muitos podem pensar que seria melhor para nossa economia utilizar este dinheiro para compras no varejo local. Ledo engano – o melhor apoio que podemos dar neste momento para o mercado é utilizando estes recursos para pagar contas atrasadas, não só porque o comerciante recebe por aquilo que vendeu, podendo repor seus estoques ou até podendo pagar seus fornecedores, mas também porque o consumidor com nome limpo e acesso a credito vai adquirir produtos de maior valor, se não agora, certamente nos próximos meses.
E para aqueles que não tem contas em atraso, compensa pegar o adiantamento do FGTS? Compensa desde que não seja para gastá-lo, mas para aplica-lo. O FGTS é um fundo criado para a proteção do trabalhador em caso de demissão. Utilizar esse dinheiro para consumir é sacar contra sua própria segurança.
Lembrando que o Saque especial do FGTS será creditado em uma Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome do trabalhador. Se você não mexer neste dinheiro até o dia 15 de dezembro, ele volta para sua conta do FGTS devidamente corrigido.
Bom, e tem aplicações que esse dinheiro rende mais do que na minha conta do FGTS? Sim. O rendimento no fundo é de 3% ao ano mais a Taxa Referencial que hoje está em 0,13%, ou seja na melhor das hipóteses renderia 3,5%. Se você deixar este dinheiro na poupança ele renderá 6,2%, quase o dobro. E se você aplicar em títulos do tesouro este rendimento será de 12% ao ano. Quase 4 vezes mais.
Então, eu diria que, se você não em dívidas mas teme gastar este dinheiro em consumo, esqueça que ele existe. Mas se você tem disciplina minha sugestão é utilizar este recurso para aplicar em títulos públicos, que além de proporcionar um rendimento muito melhor te ajudará a se familiarizar com outras aplicações além da poupança.
Pensa nisso, Te vejo na próxima coluna e até la se cuida.
Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR.