07 de junho de 2021


07 de junho de 2021

07-06-2021_-_ECONOMIA_PARA_TODOS

Olá meus caros. Em vários dias da semana passada o noticiário deu conta de que o IBOVESPA fechou vários dias em alta e no encerramento da sexta feira mais uma alta recorde atingindo a  marca inédita de 130 mil pontos. Mas exatamente o que isso quer dizer? Trago esta conversa para a nossa coluna de hoje e começamos tornando claro o que é uma Bolsa de Valores.

A Bolsa de Valores oficial no Brasil é a B3. É lá que são negociadas a ações das empresas e outros títulos mobiliários.

Embora a B3 seja a Bolsa Oficial, ela não pertence ao governo. Ela é uma associação privada e por ser uma associação ela é sem fins lucrativos. São integrantes esta associação as Corretoras de Valores, que são instituições financeiras autorizadas a operar no mercado de ações, e estas sim, visam lucro.

A B3 é fruto do processo de consolidação das bolsas no Brasil que teve início em 1991 com a incorporação da Bolsa de Valores de São Paulo – a BOVESPA com a Bolsa Mercantil e de Futuros que originou a BM&FBovespa. Em  2017 nova fusão, agora com a CETIP originando a B3 – em referência às letras iniciais de Brasil, Bolsa, Balcão.

Resumindo a B3 é a nossa Bolsa de Valores e funciona como uma feira, só que em vez de frutas e verduras, são negociadas ações. Os feirantes estão para a feira assim como as Corretoras estão para a Bolsa de Valores. A feira ou a Bolsa de Valores em si, não visam lucros, mas os feirantes e os corretos estão lá por isso.  

Vimos que na B3 são negociadas  ações de empresas. As ações de uma empresa representam uma fração, um pedaço dessa empresa. Quem compra uma ação na Bolsa de Valores está levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritário.

O preço de uma ação é formado pelo percentual do capital da empresa somado à expectativa de lucro que a empresa vai ganhar e transferir para os donos de suas ações. Claro, se uma empresa projeta um lucro maior, esta ação tenderá a ser mais procurada e isso provocará o aumento de seu preço.

Uma ação estaria barata, por exemplo se ela estiver custando menos que a soma do patrimônio da empresa que ela representa somado à expectativa de lucro. Agora expectativa de lucro não é lucro. Por isso você pode tanto ganhar quanto perder ao negociar ações de uma empresa.

Assim como em uma feira livre, em que alguns feirantes podem ganhar mais e outros menos e eventualmente até ter prejuízo, também a Bolsa de Valores pode apresentar o mesmo comportamento.

Ora, se no final do dia, a soma dos ganhos e perdas entre os feirantes foi positivo, podemos dizer que a feira, no geral, foi boa. A B3 usa o IBOVESPA como indicador de desempenho para saber se o dia foi bom ou se foi ruim. O IBOVESPA é o principal indicador de desempenho da B3.

O índice teve início em 1968. Foram selecionadas algumas empresas e foi simulada a aquisição de uma quantidade de ações destas empresas. Ou seja, foi feita uma aplicação hipotética de dinheiro neste conjunto de ações e todo o dinheiro era sempre reinvestido na compra de mais ações. Este capital hipotético equivalia a 100 pontos.

À medida que as ações oscilam, essa pontuação acompanha tal variação, para cima ou para baixo.  Um exemplo: suponha que o capital investido inicialmente tenha sido de 4 mil reais equivalente a 100 pontos. Se no final do dia as ações passaram a valer 4 mil e cem reais, houve um ganho de 100 reais. Se 4 mil equivale a 100 pontos, cem reais equivalem a 2,5 pontos. Desta forma o IBOVESPA subiu 2,5% pontos percentuais fechando a 102,5 pontos.

Algo semelhante foi o que ocorreu na última sexta-feira. O preço das ações equivalia a 127 mil pontos e fecharam o dia valendo 129 mil pontos, ou seja, uma valorização de 1,5%.

Vale lembrar que desde sua criação, o Índice já sofreu diversos ajustes, com cortes de zeros para que o valor em pontos não ficasse muito grande.

Aquela carteira hipotética, que deu início ao IBOVESPA já não existe mais. Na verdade, esta carteira, ou seja, este conjunto de ações que são consideradas na formação do indicador são atualizadas a cada 3 meses, e consideram aquelas ações mais negociadas e que movimentaram maior volume financeiro nos últimos 12 meses.

Embora não considere todas as ações negociadas, o IBOVESPA é um ótimo termômetro de como está o mercado e como os investidores estão vendo o futuro da economia. Se o índice fecha batendo recordes significa que há uma forte expectativa de que as empresas vão dar lucro, mais pessoas vão querem investir suas economias nas ações destas empresas, que vão contratar mais trabalhadores e retornar a um ciclo de crescimento econômico.

Viu como o Índice da Bolsa de Valores pode ser alguma coisa importante para você acompanhar?

Pensa nisso.

Te vejo na próxima coluna e até lá se cuida.