LONDRINA SINALIZA PARA UMA RECUPERAÇÃO MAIS RÁPIDA
O Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas (NuPEA) em parceria com o SINDIMETAL Norte, realiza mensalmente a Sondagem do Nível de Utilização da Capacidade Instalada – UCI na região de Londrina. Embora esteja direcionada para a Manufatura Eletrometalmecânica, seu resultado pode servir de parâmetro para outros setores Industriais.
Ataque pelos dois flancos...
A crise deflagrada pela CAVID-19 é simultaneamente uma crise de demanda – pessoas diminuindo o consumo porque perderam renda, e uma crise de oferta – empresas deixando de produzir porque estão fechadas para evitar o contágio.
... exige olhar a capacidade de compra...
Em relação ao consumo, a política do governo federal tem sido marcada pela transferência de recursos do setor público, em níveis sem precedentes, diretamente às famílias, evitando o agravamento da queda na demanda em decorrência da falta de renda.
... e a capacidade de produzir.
Para que tenhamos uma retomada mais rápida é preciso também olhar para a situação da produção, garantindo que haja produtos para serem consumidos. Para isso, observar o comportamento da Industria pode nos ajudar a entender o rumo que estamos tomando.
Um indicador ...
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) é um índice que mede o nível de atividade da indústria mostrando qual o percentual que está sendo utilizado das máquinas e dos equipamentos de que cada fábrica possui para a manufatura de seus produtos. Quando a empresa está produzindo em seu máximo, considerando um regime de trabalho normal, dizemos que ela está operando a 100% de sua capacidade ou que a UCI está em 100%.
... que ajuda a tomar decisões...
Este indicador sinaliza até onde é possível produzir e onde estão os pontos de estrangulamento no desempenho futuro da economia, ajudando empresários e setor público a identificar as melhores políticas empresariais a serem adotadas.
... e saber como estamos.
Além de servir para tomada futura de decisões empresariais, no momento presente é um forte sinalizador de quão rapidamente conseguiremos nos recuperar da queda econômica provocada pela pandemia.
Os dois primeiros meses...
Nos meses de janeiro e fevereiro a UCI estava em 76% e 79% respectivamente, mostrando claramente uma tendência de recuperação econômica que exigiria aumento nos investimentos em equipamentos e consequente aumento na geração de empregos.
... destoam dos dois seguintes.
Mas a malfadada epidemia, imobilizou as fábricas e em março a indústria conseguiu utilizar somente 64% de sua capacidade e em abril o setor ocupou praticamente somente a metade de seu maquinário com 52% de utilização de sua capacidade instalada.
Reação em maio...
Já os números de maio mostraram uma enorme resiliência do setor, quando, apesar das medidas para a contenção do vírus, as empresa puderam trabalhar todos os dias, alcançando 75% de ocupação de sua capacidade instalada, na média.
.. com diminuição do estoque
As vendas começaram a reagir levando a uma diminuição nos estoques de produtos acabados, sinalizando que para este mês deveremos ter números ainda mais positivos.
Uma recuperação em V
Ainda é muito cedo para tentar prever se, uma vez vencida a batalha contra o vírus conseguiremos reestabelecer rapidamente o padrão de consumo e produção de antes da pandemia.
Mas os sinais são auspiciosos.