O avanço na aplicação das vacinas contra a COVID-19 em todo o mundo e no Brasil, é a deixa para que a economia comece um ciclo de crescimento, que será muito vigoroso.
As apostas para o Brasil apontam para um PIB pelo menos 5% superior ao de 2020 e o acompanhamento da utilização da capacidade instalada da Industria Eletro Metalmecânica no âmbito do SINDUSCOM-Norte não deixa dúvidas que a estagnação ficou para traz.
Mas esta retomada precisa de planejamento e investimentos e o momento é agora.
A retomada da indústria...
A pesquisa mensal do Nível de Utilização da Capacidade Instalada – NUCI, realizada pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas – NuPEA, apontou que o mês de maio a Industria local esteve com uma média de ocupação de sua planta em 86%.
... com números vigorosos...
Quando analisado o período de janeiro a maio, indicador ficou com nível de ocupação média de 84,2%, maior média já alcançada para um período de 5 meses, desde que a pesquisa teve início em 2017.
... e disseminados.
Em âmbito nacional, também se observa a mesma tendência de recuperação com uma NUCI de 70% em maio e média desde janeiro de 68,8%, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Industria - CNI.
Gerando empregos...
Tais dados são convergentes com a retomada do emprego na indústria que totalizou a geração de 762 postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e abril com saldos positivos em todos os meses.
... , exigindo novos investimentos...
Diante deste cenário, a pesquisa junto a indústria local fez a consulta quanto a pretensão de novos investimentos na produção para os próximos 6 meses e obteve como resposta que 68% das empresas vão implementar sua capacidade produtiva no período.
... e para agora.
U8Das empresas que declararam tal intenção, 54% pretendem ampliar a capacidade produtiva em até 10%, 38% entre 10% e 40% e 7% pretendem ampliar sua planta produtiva em patamar acima dos 40%. Na média, o incremento pretendido é de 16% para os próximos 6 meses.
Planejamento...
É importante lembrar que, quando a indústria mostra sinais claros de reação, esta tendência se propaga para os demais setores, especialmente para Comércio e Serviços.
... e senso de urgência...
Então, agora é o momento de todos os setores reforçarem seu processo de planejamento para implementar sua capacidade de entrega e não se deixar[mr1] ser pego sem ter feito o trabalho de casa.
... para virar a chave.
No jargão futebolístico agora é a hora de fazer a transição da defesa para o ataque. Mas a jogada precisa ser planejada e construída no meio do campo, e o meio de campo é agora.[ -]~/-0
Você está com a bola.]
Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.
;./;~}.ç;lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll [mr1]c/}
0p-