As empresas estão se dando conta que a maximização do lucro no curto prazo é uma estratégia que as levará ao fracasso no longo prazo.

Esta é a principal razão para que, cada vez mais, empresas busquem adotar práticas que integrem a geração de valor econômico à preocupação com questões ambientais, sociais e de ambiente institucional.

O conceito de ESG incorpora essas ideias e práticas, e embora seja presença recorrente na mídia, ainda é um conceito pouco conhecido para muitos.

A busca pelo lucro ...

Os gestores começaram a perceber que suas empresas não estão alheiras aos problemas do mundo e se no passado os resultados financeiros eram a métrica do sucesso, hoje sua sobrevivência depende de assumirem responsabilidades antes negligenciadas.

... exige mudança de postura ... 

A garantia dos resultados financeiros e perenidade das empresas passam necessariamente pelo alinhamento e compromisso com as boas práticas de governança, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.   

... porque o consumidor despertou.

Além dos gestores das empresas tomarem ciência da finitude dos recursos naturais, matéria prima na base da cadeia produtiva, o mercado consumidor está cada vez mais consciente, atento e exigente quanto a forma e procedimento do setor produtivo.

O mercado de capitais ...

A partir do entendimento de que a forma de gestão das questões ambientais, sociais e de governança impactam o valor das empresas, era preciso então encontrar uma forma de incluir estes quesitos na negociação das ações de empresas.

... percebe a necessidade ... 

Com tal propósito, em 2005, a ONU, o Banco Mundial e mais 20 instituições financeiras de 9 países, Brasil entre eles, se reúnem para estudar a forma de inclusão destes tópicos no procedimento e avaliação de empresas.

... de formalizar o conceito ... 

Daí nasce o relatório “Who Cares Wins”, que em tradução livre  significa “Ganha quem se importa”, e nele é apresentado o conceito de ESG, que vai ganhar destaque no Fórum Econômico Mundial de 2020 ocorrido em Davos na Suíça.

... para ter métricas de desempenho...

O acrônimo ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance é um conjunto de padrões e boas práticas utilizadas como critério para entender se uma empresa possui sustentabilidade empresarial considerando sua forma de atuação no campo do meio ambiente, da sua atuação social e sua governança corporativa.

... em meio ambiente ...

Nesse quesito entram questões como poluição do ar, desmatamento, aquecimento global, emissão de carbono, eficiência energética, biodiversidade gestão de resíduos e escassez de água.

..., na sua atuação social...

Envolvendo deste a proteção de dados, privacidade, engajamento de colaboradores, respeito aos direitos humanos e à legislação trabalhista, diversidade e inclusão, entre outros.

... e na sua governança.

Com especial atenção a conduta corporativa, relações com governo e políticos, disponibilização de canais de denúncias, composições dos conselhos, comitês de auditoria, remunerações etc.

Ao fim e ao cabo.

No entendimento dos investidores, a adoção dos conceitos de ESG torna a empresa menos vulnerável a situações que possam impactar sua capacidade de sobreviver e gerar lucros.    

Independente se são nobres ou não as motivações para adoção de práticas ESG pelas organizações, compete a nós consumidores, vigiar e cobrar pelo seu cumprimento e boicotar os que assim não procedem.

 

 Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.