Sondagem realizada mensalmente pelo Sindimetal Norte em parceria com a UTFPR junto a Industria Eletro metalmecânica mostra ano desafiador.

Depois de um ano de crescimento e altos índices de ocupação da capacidade produtiva instalada, o setor perde dinamismo e há receio que as condições macroeconômicas acabem por impactar negativamente o resultado do setor. 

Cálculo do nível de utilização ... 

O NUCI, acrônimo para Nível de Utilização da Capacidade Instalada é um indicador que revela o grau de ociosidade na planta produtiva de um setor. É calculado dividindo a produção realizada em determinado período pela capacidade produtiva total.

... ajuda a entender o setor ... 

É uma importante ferramenta de análise econômica pois permite avaliar a atividade de um setor. Se a utilização está alta demais pode significar necessidade de novos investimentos e baixa demais sinaliza menor atividade econômica, desemprego e elevação nos custos.

... e avaliar alternativas.

Saber como está a atividade da indústria é fundamental para tomar decisões de investimento, políticas econômicas e estratégias de negócios, bem como identificar gargalos e é forte sinalizador quanto a movimentação nos postos de trabalho.

Iguais na produção entre janeiros ...

Em janeiro de 2022 o nível de ocupação da Industria local estava no mesmo patamar que o observado em janeiro deste ano - exatos 77%, ou seja, é possível ampliar a produção em mais 23% sem necessidade de novos investimentos.

... e nos indicadores intermediários.

Também em termos de desligamentos de funcionários, algo corriqueiro para o segmento entre dezembro e janeiro em função das férias coletivas, os indicadores não variam muito. Nível de estoques também estão em linha.

Então ... o que preocupa?

Vale lembrar que a  Industria é o setor que dá tração aos demais segmentos produtivos e dois pontos chamam a atenção e acendem uma luz amarela – a queda na dinâmica produtiva na comparação com os meses antecedentes a janeiro e as perspectivas macroeconômicas.

Desaceleração ...

Os dois últimos meses do ano de 2022 apresentaram uma queda na produção industrial. Foram 2% a menos de utilização da capacidade instalada em cada um destes meses na comparação com o mesmo período de 2021.

... e fundamentos macroeconômicos.

Além de entrar em 2023 com uma desaceleração mais acentuada, há uma forte apreensão do setor quanto ao impacto negativo que variáveis macroeconômicas podem trazer ao setor. A pesquisa levantou os principais pontos de apreensão:

Elevada carga tributária ...

Os impostos sobre a produção industrial são o ponto de maior relevância para os empresários que veem no pandemônio tributário e nas altas taxas cobradas, o maior obstáculo para a competitividade do setor.

... escassez de insumos ...

O segundo ponto de maior relevância está associado a falta de matéria prima e a consequente elevação dos preços, muito em função do desarranjo, ainda não superado, na cadeia logística mundial.

... juros elevados ...

O custo do dinheiro, seja para investimentos ou para fluxo de curto prazo, são a terceira maior preocupação da indústria, tanto porque são tomadores de crédito quanto porque seus clientes também o são.

... e queda na demanda.

Fecha este panorama de apreensão, a queda nas vendas, que comprometem as margens de lucro e tendem a encarecer mais ainda a produção, já que os custos fixos se mantem inalterados.

Os desafios continuam.

É preciso que seja implementada urgentemente uma reforma tributária decente e que o governo se comprometa com uma política que deixe de pressionar a inflação e permita a redução nas taxas de juros para que a preocupação da indústria esteja voltada unicamente para trabalhar e produzir.

 Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.