Governo Federal anuncia para esta semana, o lançamento de programa de renegociação de dívidas com foco em pessoas com renda de até 2 salários-mínimos.

O programa que ganhou o nome de ‘Desenrola Brasil’ pode contemplar até 50 milhões de brasileiros que estão endividados e têm renda de até R$ 2.604.

Um cruzamento de dados com os números de inadimplência do SPC da ACIL e a pesquisa de endividamento realizada pelo NuPEA – UTFPR, apontam ser uma medida necessária, mas precisa vir acompanhada de aprendizado financeiro, para evitar a recaída.  

O SPC da ACIL ...

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), trabalha com dois índices: a) consumidores que deixam de pagar uma conta e são incluídos na condição de ‘negativados’ e b) consumidores que saem da condição de ‘negativados’ pois pagaram ou renegociaram suas dívidas.

... mostra aumento da inadimplência ...

A quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos na data de vencimento e tiveram seu nome incluído no cadastro de inadimplentes apresentou elevação de 4% na comparação com o mesmo mês de 2022.

... e redução de quem ‘limpou’ o nome...

No quesito de consumidores que conseguiram ‘limpar’ o nome, o resultado também foi negativo com 12% menos pessoas saindo da condição de ‘cadastro com restrição’ na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O total de inadimplentes assusta...

Um total de 95.129 consumidores estão com restrição cadastral, considerando unicamente o registro do SPC da ACIL. Este total considera o saldo entre os que tiveram o nome negativado e os que conseguiram ‘limpar’ o nome no período dos últimos 60 meses.

... pela sua dimensão. 

A título de comparação o número de trabalhadores com carteira assinada em Londrina no mês de dezembro era de 156.659 pessoas, o que equivaleria a 60,7% deste contingente sem poderem financiar suas compras. 

A PEIC realizada pelo NuPEA...

O Núcleo de Pesquisas econômicas aplicadas (NuPEA) vinculada a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) faz trimestralmente a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência) da família londrinense.

... mostra a situação das famílias ...

Estes dados mostram que 74,6% das famílias tem dívidas, ou seja, tem parte de sua renda comprometida com prestações. Por si só este dado não é um indicador negativo.


... com a mesma alta inadimplência ...

O dado preocupante são aquelas famílias, que, tendo dívidas não as consegue honrar na data de seu vencimento. Uma em cada quatro famílias estão exatamente nesta condição.   


... e muitos em situação crítica.

Destes que tem contas em atraso, 3 de cada 10 não conseguirão pagar nem parte delas, ou seja, estão fadados a aumentarem o contingente de negativados.


Uma boa hora para ajudar ...

Um programa que busque facilitar a renegociação destas dívidas em termos justos e dentro do orçamento, será de uma enorme valia para estas famílias poderem recuperar não só o crédito, mas sua autoestima.


... e ensinar regras de orçamento.

E junto com o processo de renegociação é preciso aproveitar a oportunidade para instruir as pessoas a como evitarem a armadilha do sobre consumo, caso contrário, daqui a 10 meses será necessário reeditar o programa de recuperação de crédito.

 

 Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.