O IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, divulgou na última quinta-feira (01), o Produto Interno Bruto (PIB) nacional dando conta de um crescimento de 1,2% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o trimestre anterior.
No ano, o PIB brasileiro acumula alta de 2,5%. O maior crescimento foi da Industria com 2,2%, seguida pelos Serviços com 1,3% e Agropecuária com 0,5%. Com isso a taxa de desemprego caiu para 9,3%
Com os resultados na evolução do emprego formal, também é possível fazer algumas projeções para Londrina em termos de crescimento do PIB e taxa de desemprego.
A Lei de Okun ...
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade e o economista americano Arthur Okun, percebeu a existência de uma relação inversa entre PIB e taxa de desemprego.
... e a relação de 3 para 1.
Utilizando dados da década de 1950 da economia americana, Okun descreveu uma relação linear entre as mudanças da taxa de desemprego e o crescimento do PIB em que, a cada ponto percentual de diminuição do desemprego, o PIB real cresce em três pontos percentuais.
A taxa de desemprego...
É o percentual da população que procura emprego e não o encontra. Como se trata de uma proporção, mesmo que haja aumento de postos de trabalho, pode ocorrer aumento da taxa de desocupados em função do aumento mais que proporcional daqueles que ingressam no mercado de trabalho.
Cada caso, um caso ...
Cada país, no entanto, carrega suas peculiaridades em função de sua matriz econômica. No caso do Brasil, vários estudos propõem que esta relação seria de queda de 1% na taxa de desemprego para 1,9% de crescimento no PIB.
..., mas permite algumas projeções ...
Desconsiderando um pouco a taxa de desemprego e olhando unicamente para a evolução absoluta dos empregos formais, é possível fazer um exercício para projetar de quanto seria o PIB nominal de Londrina ao final de 2022.
... a partir dos dados disponíveis.
Utilizo como base somente o desempenho do emprego formal da cidade a partir de 2020, quando a massa de empregos formais totalizava 144.543 trabalhadores e tendo por referência o PIB de 2019, último ano da série histórica disponibilizada pelo IBGE
Evolução do emprego formal ...
O total de postos de trabalho com carteira assinada cresceu 6,5% entre janeiro de 2020 e julho deste ano. Podemos especular que o crescimento para o 2º semestre perca dinamismo e evolua 1/3 do que cresceu no 1º semestre, o que implicaria em saldo positivo de 10.500 novos postos de trabalho formal no período analisado.
... permitem estimar o PIB Real ...
Este desempenho permite projetar que Londrina encerraria 2022 com um crescimento do PIB Real de 7,3% nos últimos 3 anos. Como o IBGE calcula o PIB a preço de mercado (PIB Nominal), então é necessário corrigir este valor pela inflação.
..., o PIB nominal...
Utilizando o IPCA e as projeções de mercado o valor do PIB Nominal de Londrina alcançará ao final de 2022 a cifra de R$ 28,5 bilhões.
... e a queda na taxa de desemprego.
Aplicando a Lei de Okun e os parâmetros brasileiros, os cálculos apontam que a taxa de desemprego em Londrina recuou 2,54%, enquanto a média nacional apontou recuo de 4,9%.
Bom, mas poderia ser melhor...
Uma explicação para um recuo menor no desemprego em Londrina que na média nacional poderia ser explicada pela baixa participação da Industria na composição de nosso PIB.
... com mais indústrias.
Observar que a participação percentual da Industria de Londrina na absorção de empregos formais permaneceu em 13,6%, contra 19,5% da média nacional. Então, defender uma participação maior da indústria na economia local parece fazer sentido.
Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.